Pular para o conteúdo principal

Capacitor para acoplamento e desacoplamento de sinais

Sendo um componente que é capaz de armazenar energia, os capacitores possuem diversas utilidades. Então analisaremos uma das utilidades do capacitor, a de acoplar e desacoplar sinais.

Acoplador:

Sinais acoplados são os sinais que não apresentam o nível DC e portanto irá apresentar somente o nível AC. O circuito abaixo exemplifica o circuito de acoplamento.

Figura 1: Circuito de acoplamento.
Por utilizar um capacitor em serie, na analise DC o capacitor será observado como um circuito aberto, enquanto na analise AC o capacitor será um curto circuito para frequências altas.
Se for feita a analise da onda que foi gerada será possível observar que não apareceu um nível DC na saída (Output).

Figura 2: Sinal acoplado.

Desacoplador:

Também com o mesmo capacitor pode-se utiliza-lo para desacoplar sinais, isto é, retirar o nível AC de sinais DC. O circuito abaixo exemplifica o circuito de desacoplamento.

Figura 3: Circuito de desacoplamento.
Neste circuito a analise AC terá o capacitor como um curto circuito, logo a corrente alternada se descarregara nele; na analise DC teremos o capacitor como um circuito aberto. Logo, deste modo, haverá um sinal filtrado na saída (Output) com uma redução drástica no sinal AC.

Figura 4: Sinal desacoplado.
O sinal obtido logicamente não está livre do sinal AC, mas essa redução já será possível aplicar em circuitos de baixa precisão. Então, quando projetar um circuito, deve-se ter ideia da precisão que o circuito requer.
A formula abaixo implica em todo o fenômeno que foi possível visualizar previamente:

Figura 5: Reatância do capacitor.
Deve-se ter em mente que em um circuito na realidade não será observado resultados perfeitos, porém estes tipos de circuito diminuem os riscos de se ter um sinal DC ou AC indesejável em um projeto e de forma simples.

Autor: https://github.com/heitor57

Comentários

Postar um comentário